Olaria da Bajouca – tradições moldadas a barro
A Bajouca, uma localidade do concelho de Leiria, viu o seu nome ser reconhecido um pouco por todo o país, graças às famosas peças de barro que ali começaram a ser moldadas, há muito tempo.
Os habitantes da Bajouca quiseram tirar partido dos solos argilosos da região, e foi assim que ali nasceu esta arte, que perdura até aos dias de hoje.
Os pedaços de argila clara e muito fina são moldados por mãos que combinam, obrigatoriamente, força e delicadeza, fazendo nascer peças belas, ora com utilidade ora meramente decorativas. Os acabamentos também são inúmeros, desde o aspeto tosco a fazer lembrar o barro por acabar, aos vidrados coloridos que espelham os raios de sol.
É assim a olaria da Bajouca, e há de tudo, para todos os gostos.
Olaria AGP
Sapos em barro, executados de forma artesanal pelos mestres oleiros da aldeia da Bajouca. Disponíveis em dois tamanhos, aqui
Olaria Cabecinhas
Cesto amarelo, com asa, pintado à mão com motivos florais campestres.
Disponível aqui
Olaria Céu Pedrosa
A artesã Céu Pedrosa cedo herdou o gosto pela olaria e foi com o seu avô que aprendeu a moldar o barro. É com orgulho que se dedica à criação de peças únicas, que contam histórias, como esta peça, uma verdadeira homenagem à sua arte: uma mulher, que transporta o barro numa alcofa e meia cântara, que representa a Bajouca.
Disponível aqui
Olaria Ferreira
Recipiente para confecionar a tradicional receita “Frango na Púcara”, com decoração simples.
Disponível aqui
Olaria Silva
Fundada em 1974, a Olaria Silva trabalha artesanalmente, com barro vermelho e branco, e é uma das olarias responsáveis pela promoção da louça da Bajouca pela Europa fora.
Alguidar tradicional em barro pintado de verde e amarelo, com diversas dimensões.
Disponível aqui